logo Economia Do Dia

logo Economia Do Dia

Ajudamos você a se tornar um profissional qualificado para trabalhar no mercado financeiro


Facebook Spotify Instagram YouTube

Artigo

Publicado em 21/05/2022 às 23:09:41

Ancord ou CNPI?

O mercado financeiro brasileiro ainda tem muito para crescer e evoluir, mas já podemos observar um ambiente cada vez mais competitivo e regulado.

Nesse sentido, a obrigatoriedade de se qualificar é necessária aos profissionais que desempenham funções ligadas a prestação de serviços financeiros.

As certificações fazem parte deste processo e funcionam não apenas como exigência regulatória indispensável, mas também como diferencial para conseguir uma vaga ou promoção.

Mas qual certificação escolher?

A dúvida entre Ancord ou CNPI pode ser um dilema comum para quem deseja ingressar no mercado financeiro ou mesmo para quem já trabalha com finanças e quer tentar uma nova vaga ou promoção.

Neste artigo, vamos explorar a diferença entre as duas certificações e tentar te direcionar, de acordo com o seu perfil.

Saiba qual certificação se encaixa mais com a sua personalidade.

 

ANCORD

O Agente Autônomo de Investimentos (AAI) trabalha na intermediação e distribuição de valores mobiliários entre o mercado e os investidores

Essa função é conhecida popularmente pelo nome de assessor de investimentos.

O AAI cuida da relação entre a corretora e os seus clientes.

Sua atuação é na área de atendimento e suporte nas operações realizadas pelos clientes dentro do ambiente da corretora.

O assessor de investimentos é, portanto, uma figura comercial e trabalha tanto no relacionamento e retenção de clientes como na prospecção ativa.

Nos últimos anos, vimos um movimento muito forte de crescimento de escritórios de agentes autônomos, vinculados principalmente à XP Investimentos e BTG Pactual.

O modelo de remuneração dos assessores costuma seguir uma política varíavel, conforme o tamanho do patrimônio da carteira de clientes e os produtos de investimento recomendados.

CNPI

O Certificado Nacional do Profissional de Investimentos é um selo obrigatório solicitado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para exercício da função de analista profissional de investimentos.

Essa é uma certificação necessária para profissionais que desejam, por exemplo, desenvolver relatórios de investimentos e/ou se tornarem analistas de Research em bancos, corretoras e casas de análise.

A avaliação é desenvolvida e elaborada pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec).

O CNPI te dá mais liberdade na escolha da área de atuação.

Embora a maioria destes profissionais trabalhe em bancos, corretoras e casas de análise independentes, é comum surgir oportunidades de atuação remota para produção de conteúdo voltado para sites e redes sociais por exemplo.

A própria APIMEC divulga essas vagas para os analistas certificados.

 

Qual delas escolher?

 Antes de tomar essa decisão, você deve se perguntar se quer trabalhar diretamente com clientes, na ponta comercial, ou se tem um perfil mais analítico e prefere escrever, comentar e fazer recomendações de investimento.

Se o seu objetivo é trabalhar na ponta comercial e você acredita que tem habilidades de relacionamento interpessoal, a Ancord talvez seja o caminho mais indicado.

Por outro lado, se você tiver um perfil mais analítico e preferir trabalhar com pesquisa e análise, o melhor caminho é o CNPI.

Caso você queira se preparar para qualquer uma das duas provas, nós oferecemos apostilas e simulados gratuitos, com o maior e melhor banco de questões de certificações da internet.

 

 

Publicado por

Frederico Nobre

Frederico Nobre

Frederico Nobre - CNPI/CEA - é economista (UFRJ) e fundador do Economia do Dia

LinkedIn

Publicado em 21/05/2022 às 23:09:41

Compartilhe

Veja Também

Assinatura Planos e Cursos

Valuation do Zero à Prática

R$ 997,00 / 1 Ano

Avaliação de ações e fundos imobiliários na prática, com videoaulas, relatórios completos de análise e planilhas de valuation. 

Assine agora

CPA-20 + CEA

R$ 997,00 / 2 Anos

Curso preparatório para as certificações CPA-20 e CEA, com videoaulas, simulados premium, suporte no whatsapp e seguro aprovação na primeira prova.

Assine agora

Simulados Simulados

Detalhes

ANCORD: Módulo XIII

Tempo limite: 20 minutos.

Teste seus conhecimentos sobre o Módulo XIII da prova da ANCORD - Matemática Financeira

Detalhes

CNPI - CG1 - Módulo II

Tempo limite: 20 minutos.

CNPI Conteúdo Global - Simulado Gratuito. Teste seus conhecimentos sobre o Módulo II da prova de Conteúdo Global do CNPI - Análise das Operações das Empresas

Whatsapp

Entre em contato pelo whatsapp.

Número: +55 6198530859

popup