Artigo
Publicado em 30/03/2024 às 00:00:00
Equity Risk Premium - o que é e como calcular?
O equity risk premium (ERP) é basicamente o retorno adicional exigido pelo acionista para investir em ações ao invés de aplicar na renda fixa.
A maioria das bibliografias utiliza o modelo CAPM, mas ele têm diversos problemas, pois suas premissas são pouco flexíveis.
Premissas do modelo CAPM:
- O mercado é de competição perfeita
- Não existe spread nem inadimplência
- Os retornos dos ativos seguem uma distribuição normal
- Não há custos de transação
- O mercado é eficiente e não existem oportunidades de arbitragem
- Investidores tem expectativas homogêneas
- O modelo é estático
Além disso, vale ressaltar que essa metodologia utiliza dados históricos para realizar estimativas, o que pode trazer conclusões viesadas, dependendo do período analisado. Para efeito prático: ma estimativa histórica do prémio de risco de consiste na diferença entre a rentabilidade passada de um índice de ações como o Ibovespa ou S&P500 e a taxa de um título do governo de longo prazo. Um ponto fraco dessa abordagem é o pressuposto de que a média e a variância dos retornos são constantes ao longo do tempo. Na verdade, o prêmio de risco, quando calculado dessa forma, parece ser
contracíclico: baixo durante o bull market e alto durante o bear market. A estimativa histórica também pode ser menos confiável por conta do
viés de sobrevivência da amostra.
Existem algumas outras alternativas ao modelo CAPM para calcular o equity risk premium. Eu prefiro, particularmente, utilizar outra abordagem que me parece mais razoável e é menos afetada pelo ciclo econômico.
Repare que pela lógica de aversão ao risco, o investidor sempre vai exigir mais retorno ao investir em ações, o que justificaria um prêmio em relação a taxa de juros básica da economia. Nesse sentido, para calcular o equity risk premium implícito no mercado, analistas utilizam valores projetados para determinadas métricas de retorno para o acionista.
E quais são essas métricas?
- Dividend Yield
- Taxa de crescimento esperada para os lucros ("g")
Equity Risk Premium = DY + Earnings Growth − Taxa de juros de longo prazo
No bull market, o dividend yield é mais baixo e as taxas de crescimento dos lucros são mais altas. No bear market, o dividend yield é mais alto e as taxas de crescimento dos lucros são mais baixas.
gráfico de atualização diária
Dividendos e crescimento nos lucros são as duas fontes de retorno para o acionista que se complementam para compor o retorno total exigido para investir em ações. Em momentos de "bull market", o crescimento esperado para os lucros (componente "g") acelera, enquanto no "bear market", a queda nos preços normalmente eleva o componente de dividendos da equação (dividend yield). Dessa forma, os dois indicadores se complementam ao longo do ciclo econômico, diferentemente do ERP calculado através do modelo CAPM.
Que tal aprender valuation na prática?
Profissionais que conseguem demonstrar conhecimento prático de valuation e análise de investimentos têm muito mais chances de conseguirem oportunidades no mercado financeiro e nós queremos (e podemos) te ajudar nessa jornada.
Ao adquirir nosso curso, você também terá acesso a planilhas de análise e apresentações de teses de investimento.
Clique no botão abaixo e saiba mais.
Conheça nosso curso completo de valuation
Publicado por
Publicado em 30/03/2024 às 00:00:00
Compartilhe
Veja Também
Assinatura Planos e Cursos
Valuation do Zero à Prática
R$ 997,00 / 1 Ano
Avaliação de ações e fundos imobiliários na prática, com videoaulas, relatórios completos de análise e planilhas de valuation.
Assine agoraCEA
R$ 997,00 / 2 Anos
Curso preparatório para a certificação CEA, com videoaulas, simulados premium, suporte no whatsapp e seguro aprovação.
Assine agoraSimulados Simulados
CPA-10: Módulo V
Tempo limite: 20 minutos.
Teste seus conhecimentos sobre fundos de investimento.
CNPI - CT1 - Módulo VII
Tempo limite: 20 minutos.
CNPI Conteúdo Técnico - Simulado Gratuito. Teste seus conhecimentos sobre o Módulo VII da prova de Conteúdo Técnico do CNPI - Indicadores.