logo Economia Do Dia

logo Economia Do Dia

Ajudamos você a se tornar um profissional certificado e trabalhar no mercado financeiro. Aqui você só paga o curso se passar na prova.


Facebook Spotify Instagram YouTube

Artigo

Publicado em 17/08/2021 às 15:59:21

Como se preparar para a prova de Conteúdo Brasileiro do CNPI?

Qualquer interessado em obter a certificação de Analista profissional de Investimentos (CNPI), seja ele Fundamentalista, Técnico, ou Pleno (certificação completa), precisa passar antes pela prova do conteúdo Brasileiro. Essa prova cobra os conceitos básicos que um analista precisa ter, como: entendimento do funcionamento do mercado de capitais, tipos de produtos de investimento, noções de economia, conceitos de governança corporativa, regulação dos analistas, além do assunto do momento: ASG.

Vou discorrer aqui, dadas as características da prova, qual eu acredito ser a melhor maneira de estudar e traçar uma estratégia de sucesso. A prova é composta por  60 questões que o candidato deve conclui em uma hora e cinquenta minutos. A aprovação depende do acerto mínimo de 40 questões. O primeiro ponto importante da prova que não é divulgado pela APIMEC é a divisão por módulos e as suas respectivas quantidades de questões. Assim podemos ver a seguir quais são os módulos de estudos com maior número de questões e o peso na hora da prova. Os tópicos estão separados assim:

  • Sistema Financeiro Nacional - 13 Questões
  • Mercado de Capitais - 16 Questões
  • Mercado de Renda Fixa - 4 Questões
  • Mercado de Derivativos - 4 Questões
  • Conceitos Econômicos - 5 Questões
  • Ética e Relacionamento - 9 Questões
  • Governança Corporativa - 6 Questões
  • Questões ASG na Análise de Ativos - 3 Questões

Dessa forma, o módulo que trata sobre o Sistema Financeiro Nacional é o segundo mais importante da prova. Nesta parte, o candidato precisa dominar bem a estrutura do SFN, quais são os órgãos normativos, operadores e executores, e praticamente decorar as atribuições de alguns órgãos como:

  • CMN
  • BACEN
  • CNSP
  • SUSEP
  • CNPC
  • PREVIC
  • CVM
  • AGENTES ESPECIAIS (BNB,BB,BASA,BNDES,CAIXA)

Importante saber também as competências e diferenças de um Banco comercial, Banco de investimento e de um Banco múltiplo. Conceitos do SPB (sistema de pagamentos Brasileiro) e das Clearing houses. E, por fim, as diferenças de tipos de investidor: profissional, qualificado, não residente e institucional. O primeiro módulo se concentra basicamente nisto.

O segundo módulo é considerado por muitos como o mais importante da prova, pela sua importância e pelo tamanho do seu conteúdo. Aqui o aluno precisa entender o funcionamento e a importância do mercado de capitais, dominar assuntos sobre a bolsa de valores, compreender tudo que envolve o investimento em ações, como os seus tipos, características, direitos, tributação e etc. Também é necessário entendimento dos títulos de dívidas emitidas por empresas, como as Debêntures e Notas Promissórias, além dos mecanismos de ofertas públicas. Por fim, na prova também serão cobrados conceitos básicos sobre modelos de avaliação de ações como o CAPM e o modelo de Gordon. Este módulo realmente demanda mais estudo.

O terceiro tópico tem questões que exigem o domínio da HP 12C, sobre tópicos como TIR e VPL, Prestações e Prestações antecipadas, médias e taxa equivalente. O principal ponto no entanto, é compreender e assimilar as características técnicas e operacionais de títulos públicos e privados, sendo necessário conhecer os tipos, características de precificação e regras de tributação para ter um bom resultado nesta parte da prova.

A quarta parte da prova é menos densa,pois concentra-se nas características dos quatro tipos de derivativos: mercado à termo, mercado futuro, swaps e opções. Dominando bem os conceitos e diferenças, o aluno tem tudo pra ir super bem neste tópico.

Chegamos ao quinto módulo, para muitos o mais chato, pois aqueles que não tem o domínio de conceitos básicos de micro e macroeconomia podem encontrar dificuldades. Vou tentar direcionar seu estudo para facilitar. Concentre-se nos conceitos relacionados à moeda e poupança, tente entender para que servem as políticas monetária e fiscal, o que é balança comercial e balança de pagamentos. Outra ponto importante é compreender a elasticidade preço da oferta , da demanda e da renda, além de saber características de bens substitutos, complementares, comuns, inferiores e de luxo. E por fim, conceitos básicos das estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística oligopólio e monopsônio.

O sexto módulo é o que vai demandar uma leitura mais minuciosa do candidato, que vai precisar dominar o Código de Conduta e a Resolução CVM sobre a atividade de analista de valores mobiliários. Este conteúdo, além de ser importante para a prova, é valioso também para a sua carreira de analista. Você vai entender na prática o que é considerado conflito de interesse, o que é proibido e entender a regulação inerente ao seu trabalho.

O módulo 7 da prova pode ser dividido em duas partes. A primeira delas é dominar o manual de relação com investidores do Mahoney, pois a avaliação contém muitas questões deste manual. A segunda parte é entender os benefícios que a governança corporativa traz ao mercado e para as empresas, assimilar características dos níveis de classificação de acordo com os segmentos de governança da B3 e entender questões sobre o IGC (Índice de governança corporativa).

O último tópico trata de assuntos ASG, como a sua evolução, acordos voluntários e os princípios do investimento responsável. É importante saber quais são os principais índices que incorporam esses assuntos, além das normas e resoluções que abrangem este conceito, e, por fim, compreender as estratégias de investimento responsável.

Como pode-se ver, é uma prova que demanda muito estudo e uma boa preparação. Recomendo fazer uma gama de questões para se preparar, assim os conceitos serão fixados mais facilmente.

Quando me preparei para esta prova, eu me concentrei basicamente em um livro texto excelente, "Mercado de capitais: fundamentos e técnicas" do Juliano Pinheiro. Mas faltava a prática dos exercícios...

A verdade é que o conteúdo do CNPI ainda é muito pouco difundido e não existiam simulados disponíveis na internet na minha época.

Foi aí que eu decidi juntar vários colegas que já tinham feito a avaliação, montei uma relação de mais de 900 questões que cobrem todo o conteúdo (muitas delas são idênticas às cobradas na prova), que eu considero suficiente tanto para fixação como treinamento  para o exame de Conteúdo Brasileiro do CNPI.

Todas estas questões estão contempladas aqui nos simulados do Economia do Dia, por isso aproveitem.

Quero acessar os simulados gratuitos do Economia do Dia

 

É possível se preparar apenas pelo método gratuito?

Uma outra pergunta frequente por aqui é se é possível passar no CNPI estudando apenas pelo método gratuito. A resposta é que sim, é possível. Caso opte pelo material gratuito, temos apostilas e simulados disponíveis aqui no nosso site. 

No entanto, nosso curso completo com SEGURO APROVAÇÃO e suporte no Whatsapp vai fazer você economizar tempo e garantir a sua aprovação de primeira (ou seu dinheiro de volta).

Além disso, adquirindo o curso completo, você poderá ter acesso ao gabarito comentado de todas as questões preparatórias e o relatório de desempenho dos simulados realizados.

Quero me inscrever no curso completo preparatório para o CNPI

 

Publicado por

Rodrigo Diniz Mendes

Rodrigo Diniz Mendes

Rodrigo Diniz, CNPI-P atua como Analista na Eleven Financial Research

LinkedIn

Publicado em 17/08/2021 às 15:59:21

Compartilhe

Veja Também

Assinatura Planos e Cursos

CPA-20 + CEA

R$ 997,00 / 2 Anos

O que está incluso nesse plano?

Videoaulas preparatórias para o CPA-20

Videoaulas preparatórias para o CEA

Minicurso de matemática financeira utilizando a HP12c

Acesso ao gabarito comentado de todas as questões dos simulados do site do Economia do Dia

SEGURO APROVAÇÃO (passe na prova ou receba seu dinheiro de volta)

Suporte no Whatsapp

Certificado de horas concluídas


Assine agora

CEA

R$ 697,00 / 2 Anos

O que está incluso nesse plano?

120 vídeos preparatórios para o CEA

Bônus - mini curso de matemática financeira utilizando a HP12c

Acesso ao gabarito comentado de todas as questões dos simulados do site do Economia do Dia

Garantia de 7 dias de teste.

SEGURO APROVAÇÃO (passe na prova ou receba seu dinheiro de volta)

Mentoria mensal

Suporte no Whatsapp

Certificado de horas concluídas

Assine agora

Simulados Simulados

Detalhes

CEA - Simulado Completo Gratuito

Tempo limite: 210 minutos.

Simulado gratuito CEA - ANBIMA. Questões de prova que te obrigam a pensar. Resultado detalhado por módulo e gabarito comentado com áudio para todas as perguntas. Torne-se especialista em investimentos.

Detalhes

CPA-10: Módulo VII

Tempo limite: 20 minutos.

Teste seus conhecimentos sobre previdência complementar aberta (PGBL e VGBL)

Whatsapp

Caso tenha qualquer dúvida ou queira saber mais sobre nossos produtos e serviços, entre em contato conosco pelo whatsapp!

Número: +55 21994446892